top of page

Os Níveis de Consciência Emocional - O Mapa de Consciência | Dr. David Hawkins

Com o passar dos anos, técnicas e ferramentas para ajudar na redução do sofrimento do ser humano vêm evoluindo cada vez mais. A ciência e a espiritualidade têm se unido, o que sempre deveria ter sido olhado como uma essência única.

No entanto, muitos buscam a cura no lado externo quando deveriam entender que a verdadeira cura está dentro de cada um. Mesmo sendo algumas ferramentas, tecnologias e especialistas instrumentos altamente capacitados, nunca devemos esquecer de que há uma força grandiosa, possuidora de livre-arbítrio, que é a essência divina em nós manifestada. Essa força deve ser respeitada. Assim, a verdadeira cura acontece quando estamos despertos, com vontade e com confiança para despertar nossas consciências. O ser desperto e consciente vai perceber que aquele fato ou crença que está em desarmonia é o que o deixa doente e o usa para seu crescimento e aprendizado até a consciência se expandir a um próximo nível.

Teoricamente não há a doença, mas um ser doente. O ser doente é aquele que está em desarmonia consigo mesmo. Quer seja, no físico ou nas energias sutis (emocional, mental e espiritual). Somos nós mesmos que criamos a doença.

Se possuímos a força para criar a doença ou para ser um doente, temos a força contrária para desmaterializar a doença em qualquer nível que esteja. No entanto, a resistência, a inconsciência e a falta de amor fazem com que o ser humano desacredite nessa força maior. Assim, olhe internamente, conscientize-se, remova os bloqueios internos e busque incessantemente a força que move essas energias.

Busque Autoconhecimento, Confiança e Amor. Primeiramente o Amor próprio, perdoando-se, e depois Amor pelo próximo, perdoando-os. Dessa forma, experimentaremos o Amor pelo Universo e pelo mundo. Com essa energia e com os recursos que o Universo nos disponibiliza em nossos caminhos haverá o despertar para uma nova consciência e consequentemente a cura verdadeira: a autocura.

As situações e as pessoas são apenas instrumentos para ajudá-lo, e nunca salvá-lo. Milagres não existem. Existem ferramentas adequadas que servem como instrumentos para aqueles que realmente estão em busca da verdadeira cura de si mesmo.

Mas antes é preciso remover os bloqueios que impedem de amar, viver e ser feliz. Esses bloqueios são todos os padrões limitantes que criamos ao longo de nossa caminhada e evolução. Parte desses bloqueios tem origem em sentimentos negativos, que são nocivos para nossa saúde como culpa, raiva, ódio, orgulho, vaidade, resistências etc. Ao superarmos esses pensamentos limitantes e purificarmos nossos corações, buscaremos dentro de nós a realidade de si mesmo e consequentemente a realidade no mundo que estamos inseridos.

Todos vivem em um mundo de ilusão ou querem fugir da realidade, buscando esse mundo de ilusão. A falta de aceitação da realidade em si no momento e nas circunstâncias em que estamos inseridos, almejando um mundo de ilusão, leva a um distanciamento cada vez maior da cura que está dentro de nós.

Quando olhamos para nossa verdadeira realidade, olhamos com discernimento e clareza para tudo o que está a nossa volta; compreendemos, entendemos e, por fim, aceitamos e renunciamos para estar em contato com a verdadeira felicidade.

Quando a força interna é acionada, ela se interliga com a força do Universo e, assim, todos os recursos são disponibilizados para o resultado de seu propósito de cura. Quer seja um especialista (terapeutas, médicos, psicólogos etc.) ou ainda instrumentos técnicos adequados para um melhor resultado. Força interna é ter vontade superar as resistências internas (paradigmas e padrões limitantes), além dos bloqueios de sentimentos negativos (ódio, raiva, orgulho, ressentimentos, mágoas e frustrações). Superamos com um antídoto único: o Amor. Amar a si próprio e distribuir essa energia de Amor para as pessoas próximas e para o mundo sem bloqueios (medos, ressentimentos, mágoas etc.). Só assim alcançaremos harmonia e o equilíbrio.

Ao remover esses bloqueios atingimos outro nível de consciência. Passamos de um estágio de percepção inconsciente para um despertar de uma nova consciência, isto é, a percepção da realidade, a verdadeira realidade que está dentro de nós. Como resultado percebemos o que também está fora dela. Tudo isso com aceitação, renúncia e Amor. Por fim, entenderemos que a verdadeira cura é harmonia e equilíbrio em si mesmo e com o Universo.



Os Níveis de Consciência, segundo Dr. David Hawkins:





O Mapa de Consciência Emocional


A estabilidade inteligência emocional pode ser calibradas por níveis de vibração energética. Dessa forma, para métricas desses níveis utilizaremos o Mapa de Níveis de Consciência elaborado pelo Dr. David R. Hawkins, Ph.D. Segundo Hawkins, tudo o que existe pode ser representado em níveis de vibração energética.

Como resultado de mais de 30 anos de pesquisas acadêmicas, desenvolveu uma escala logarítmica dos níveis de consciência que varia do nível 1 ao 1000. Categorizou a consciência em conceitos-chave fundamentais, fornecendo um valoroso instrumento de identificação e reconhecimento altamente informativo e de grande valor prático para mapeamento do nível de consciência.



Mapa da consciência

Os Níveis de Consciência Emocional Negativos

Vergonha (20)

O nível de vergonha é um dos níveis mais baixos da escala do Mapa de Consciência – David Hawkins. Se a vergonha se exceder e chegar ao extremo, perigosamente tem proximidade com a morte, e a pessoa pode tentar um suicídio consciente ou mais sutilmente pelo fracasso em tomar medidas para não prolongar a vida. Quando a vergonha surge, queremos nos esconder, desejando que fossemos invisíveis. É destrutivo para a saúde emocional e psicológica, e nos torna propensos à doença física.

Culpa (30)

Culpa manifesta-se em uma variedade de expressões, tais como remorso, auto recriminação, masoquismo, e toda a gama de sintomas de vitimização. A culpa inconsciente resulta em doença psicossomática, propensão a acidentes e comportamento suicida. A culpa provoca raiva e matar frequentemente é sua expressão.

Apatia (50)

Este nível é caracterizado pela pobreza, desespero e desesperança. O mundo e o futuro parecem sombrios. A apatia é um estado de desamparo, a vítima carente em todos os sentidos, não só não têm os recursos, mas a energia para aproveitar-se de que podem estar disponíveis. A menos que a energia externa é fornecida por um uma pessoa que dê suporte, morte por suicídio passivo pode se resultar.

Tristeza (75)

Este é o nível de tristeza, perda e dependência. Aqueles que estão nesse nível vivem uma vida de arrependimento constante e depressão. Este é o nível de luto e remorso sobre o passado. Nesse nível vê tristeza em toda parte, e leva uma vida monocromática na sua existência.

Medo (100)

Do ponto de vista deste nível, o mundo parece perigoso, cheio de armadilhas e ameaças. Uma vez medo é mais foco, os eventos preocupantes infinitas do mundo alimentá-lo. O medo se torna obsessivo e pode assumir qualquer forma. O medo limita o crescimento da personalidade e leva à inibição. Porque é preciso energia para superar o medo, o oprimido é incapaz de chegar a um nível mais elevado sem ajuda. Neste nível encontramos as pessoas com síndrome do pânico.

Desejo (125)

Desejo nos leva a gastar grande esforço para atingir metas ou obter recompensas. O desejo é também o nível de dependência, em que ela se torna um desejo mais importante do que a própria vida. O desejo tem a ver com a acumulação e ganância. Querer pode nos iniciar para o caminho para a autorrealização. Daí o desejo pode se tornar um trampolim para níveis ainda mais elevados de consciência.

Raiva (150)

Como as pessoas se deslocam para fora da apatia e tristeza para superar o medo como um modo de vida, eles começam a querer; O desejo leva à frustração, que por sua vez leva a Raiva. A raiva se manifesta na maioria das vezes como ressentimento e vingança e, portanto, é volátil e perigoso. Desde que a raiva decorre de frustrados quer, ele é baseado no campo de energia abaixo dela. Frustração resulta de exagerar a importância dos desejos. A raiva leva facilmente ao ódio, que tem um efeito de erosão em todas as áreas da vida de uma pessoa.

Orgulho (175)

Em contraste com os campos de energia mais baixos, as pessoas sentem positivas à medida que atingem este nível. No entanto Orgulho sente bom apenas em contraste com os níveis mais baixos. O orgulho é defensivo e vulnerável porque é dependente de condições externas, sem a qual é de repente pode reverter para um nível inferior. O orgulho é alimentado pelo ego inflado que é sempre vulnerável a ataques. Daí a desvantagem de orgulho é arrogância e negação. Estas características bloqueiam o crescimento.

Os Níveis de Consciência Emocional Positivos

Coragem (200)

No nível 200, o poder aparece em primeiro lugar. Coragem é a zona de exploração, realização, coragem e determinação. Nos níveis mais baixos do mundo é visto como sem esperança, triste, assustador ou frustrante, mas ao nível da coragem, a vida é visto como excitante desafiador e estimulante. Neste nível de empoderamento, um é capaz de lidar com e efetivamente lidar com as oportunidades da vida. Daí o crescimento e a educação tornam-se objetivos atingíveis. Os obstáculos que a derrota pessoas cuja consciência está abaixo de 200 atuam como estimulantes para aqueles que evoluíram para o primeiro nível de potência real. As pessoas neste nível colocado de volta no mundo tanta energia como eles tomam; nos níveis mais baixos, as populações, bem como indivíduos drenar a energia da sociedade, sem retribuir.

Neutralidade (250)

Energia fica muito positiva, pois estamos chegar a este nível. Abaixo de 250, a consciência tende a ver dicotomias e assumir posições rígidas. A condição Neutral permite flexibilidade e avaliação não- julgamental, realista dos problemas. A Neutralidade para ser significativa é necessária a ser relativamente desapegada aos resultados; não sendo um de forma já não é experimentado como derrotar, assustador frustrante. Este é o nível de segurança. As pessoas neste nível são fáceis de conviver e segura em cerca e associado com eles, porque não estão interessados em conflito, competição ou culpa. Essas pessoas são confortáveis e relativamente intactas emocionalmente. Esta atitude é imparcial e não leva a qualquer necessidade de controlar o comportamento de outras pessoas.

Boa Vontade (310)

Este nível de consciência pode ser vista como uma porta de entrada para os níveis mais elevados. No nível neutro, os trabalhos são feitos de forma adequada, mas ao nível da Vontade, o trabalho é bem feito e sucesso em todos os empreendimentos é comum. O crescimento é rápido aqui; estas são as pessoas escolhidas para o avanço. Abaixo a calibração 200, as pessoas tendem a ser de mente fechada, mas pelo nível de 310, ocorre uma grande abertura. A este nível, as pessoas ficam genuinamente simpática e social e sucesso econômico parece seguir automaticamente. As pessoas aqui são úteis para os outros e contribuir para o bem da sociedade. Eles também estão dispostos a enfrentar questões internas e não tem grandes blocos de aprendizagem. Com a sua capacidade de se recuperar de adversidades e aprender com a experiência, eles tendem a se tornar autocorreção. Tendo deixar ir orgulho, eles estão dispostos a olhar para os seus defeitos e aprender com os outros.

Aceitação (350)

A este nível uma grande transformação tem lugar, com o entendimento de que um é si mesmo a fonte e criador da experiência de vida de alguém. Todas as pessoas abaixo de 200 tendem a ser impotente e se veem como vítimas, à mercê da vida. Isto deriva de uma crença de que a fonte de a felicidade ou a causa dos próprios problemas é “lá fora”. Na fase de aceitação, nada “lá fora” tem a capacidade de fazer uma pessoa feliz, e amor não é algo que é dado ou tirado por outra, mas é criado a partir de dentro. Aceitação permite engajamento na vida em termos próprios da vida, sem tentar torná-lo em conformidade com uma agenda. O indivíduo a este nível não está interessado em determinar certo ou errado, mas em vez disso é dedicado a resolver problemas e descobrir o que fazer sobre problemas. Metas de longo prazo têm prioridade sobre os de curto prazo; autodisciplina e domínio são proeminentes.

Razão (400)

Inteligência e racionalidade origem a vanguarda quando o emocionalismo dos níveis mais baixos é transcendido. Este é o nível da ciência, medicina e geralmente de aumento da capacidade de conceituação e compreensão. Conhecimento e educação são aqui procurados como capital. Este é o nível de ganhadores do Prêmio Nobel, grandes estadistas e juízes da Suprema Corte. Einstein, Freud, e muitos dos outros grandes pensadores da história calibrar aqui. As deficiências deste nível envolve a incapacidade de distinguir claramente a diferença entre os símbolos e o que eles representam. A razão não o proporciona próprio um guia para a verdade. Ela produz grandes quantidades de informação e documentação, mas não tem a capacidade para resolver as discrepâncias nos dados e conclusões. A própria razão, paradoxalmente, é o principal bloco para alcançar níveis mais elevados de consciência. Transcendendo este nível é relativamente incomum em nossa sociedade.

Amor (500)

O Amor como retratado nos meios de comunicação de massa não é o que este nível é de cerca. Para quando esse amor é frustrado, que muitas vezes revela uma raiva subjacente e a dependência que tinha mascarado. Geralmente, o que dizem em uma percepção comum que o amor pode transformar em ódio. O amor nunca existiu por ódio, o que aconteceu de fato é que o ódio se originou do orgulho não do amor.

O nível 500 é caracterizado pelo desenvolvimento de um amor que é incondicional, imutável e permanente. Ele não flutua – a sua fonte não é dependente de fatores externos. Amar é um estado de ser. É um carinho, e caminho de perdão, de suporte de se relacionar com o mundo. O amor não é intelectual e não procede da mente; Amor emana do coração. Amor centra-se na bondade da vida em todas as suas expressões e aumenta o que é positivo. Este é o nível da verdadeira felicidade. Apenas 0,4% da população mundial já atinge esse nível de evolução da consciência.

Alegria (540)

Quando o amor se torna mais e mais incondicional, ele começa a ser experimentado como alegria interior. Alegria surge de dentro de cada momento da existência, e não de qualquer outra fonte; 540 é também o nível de cura e de grupos de autoajuda baseado espiritualmente. A partir do nível 540 é o domínio dos santos, dos estudantes espirituais avançados e curandeiros espirituais. A capacidade de enorme paciência e a persistência de uma atitude positiva em face da adversidade prolongada é característica deste campo de energia; a marca deste estado é a compaixão. As pessoas que atingiram este nível têm um efeito notável sobre os outros. Eles são capazes de fazer, um olhar aberto prolongado, o que induz um estado de amor e paz. No nível acima de 500, o mundo se vê é iluminado pela beleza e perfeição da criação. Tudo acontece sem esforço e pela sincronicidade. A presença é sentida cujo poder facilita fenômenos externos expectativas convencionais da realidade, denominado milagrosa pelo observador comum. Experiências de quase morte, caracteristicamente transformadoras no seu efeito, têm frequentemente permitido que as pessoas experimentem o nível de energia entre 540 e 600.

Paz (600)

Este campo de energia está associado com a experiência designado por termos como transcendência, autorrealização e consciência de Deus. É extremamente raro, alcançado por apenas 1 em 10 milhões de pessoas. Quando este estado for atingido, a distinção entre sujeito e objeto desaparece, e não há nenhum ponto focal específica da percepção. Percepção no nível de 600 e acima é por vezes relatado como ocorrendo em câmera lenta, suspenso no tempo e no espaço – nada está parado, e tudo está viva e radiante. Embora este mundo seja o mesmo que aquele visto pelos outros, tornou-se continuamente fluindo, evoluindo em uma dança requintadamente coordenada evolutivo no qual significado e origem são esmagadoras. Esta revelação impressionante ocorre não racionalmente, de modo que há um silêncio infinito na mente, que parou de conceituar. Aquilo que está a assistir e que é tomada testemunhou sobre a mesma identidade; o observador se dissolve na paisagem e torna-se igualmente o observado. Grandes obras de arte, música e arquitetura que calibrar entre 600 e 700 pode transportar-nos temporariamente para níveis mais elevados de consciência e são universalmente reconhecidos como inspirado e atemporal. 

Plena Consciência (700 – 1000)

Este é o nível dos grandes da história que originaram os padrões espirituais que inúmeras pessoas se seguiram ao longo dos tempos. Este é o nível de inspiração forte; esses seres definido em campos de energia local que influenciam toda a humanidade. Neste nível, não há mais a experiência de um eu pessoal indivíduo separado dos outros; em vez disso, há uma identificação de auto com Consciência e Divindade. Este é o pico da consciência evolutiva no reino humano. A este nível não há mais qualquer identificação com o corpo físico como “mim”, e, portanto, o seu destino é de nenhuma preocupação. O corpo é visto como apenas uma ferramenta da consciência através da intervenção da mente, seu valor principal que de comunicação.

10 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page